Este casal da foto, são os meus avós paternos.
Foram eles que me criaram, me deram educação, o pão, os poucos estudos que tenho, e muito carinho!
A senhora minha avó Chica, era uma mulher muito asseada para si, para a sua casa, e transmitiu-me estes e outros ensinamentos.
Não era letrada, nem tinha a 3ª classe do seu tempo, mas sabia fazer contas, e foi ela que ensinou as primeiras letras aos meus filhos, seus bisnetos.
Era uma mulher de fibra. Muito trabalhadora, lavava roupas para fora, bordava à luz do candeeiro de petróleo, fazia rebuçados caseiros, e toda a lide da casa , incluindo a cozedura do pão de trigo e de milho, da semana.
Uma mulher com M grande!
O senhor meu avô, era um Homem com Letra Grande.
Sapateiro de profissão, mas com uma cultura cima da média. Um autodidacta!
Dele bebi e absorvi a "Sabedoria" que não está nos livros, mas sim na experiência de Vida!
Lia muito e conversava com amigos de várias classes sociais, tendo sido ele um dos elementos que hastearam no Relvão, a Bandeira do Partido Comunista, conta a Ditadura de Salazar.
Este acontecimento, levou-o a ser prisioneiro político, durante dois anos, um deles, passado numa "Poterna ",( lugar lúgrebe e húmido, debaixo do chão) e a minha avó sem ter sustento para dar aos filhos, foi pedir esmola, enquanto o marido estava preso.
Este Grande Homem, foi um Pilar Fundamental para a formação do meu Ser...se sou o que sou devo-lhe por todos os valores morais, éticos e humanos que ele me transmitiu!
Faleceram os dois no espaço de seis anos. Ela faleceu em 1981, e ele em 1987.
Estão os dois bem vivos no meu coração.
Fiquei-lhes eternamente grata, pois foram ele que fizeram o papel de Pais, na minha educação.
Bem Hajam, avó Chica e avô Salsinha.
Que Deus vos tenha dado o eterno descanso e repousam no Esplendor da Luz Perpétua!
Tenho muitas saudades vossas...um grande abraço e muitos, muitos beijinhos, desta vossa neta, que muito vos amou em vida, e continua a amar-vos até ao último dos meus dias!