Era uma vez uma menina chamada, Maria Francisca, que vivia com os seus avós paternos, pois a menina era órfã de mãe.
Era muito amada pelos avozinhos , mas a menina não tinha uma boneca , porque os avós eram pobres, o dinheiro mal dava para a comida.
O pai desta menina, voltou a casar e teve outra filha, e a menina Maria Francisca ficou sempre a viver com os seus avós.
A menina já tinha cinco anos, e não tinha uma boneca.
Um dia, seu pai veio visitá-la e trouxe uma boneca de "Papelão".
A menina ficou feliz!
A boneca era grande, embora não fosse bonita, era muito linda aos olhos daquela menina.
No outro dia, a menina chamou as suas amiguinhas que moravam lá na mesma rua, para lhes mostrar a sua boneca, que aos seus olhos era uma "Linda Boneca de Papelão"!
Passaram a tarde a brincar todas juntas.
As outras foram às suas casas buscar as suas bonecas, e lá passaram a tarde a brincar às mães e às filhas...
Estavam entretidas na brincadeira, no pátio do quintal quando de repente, começou a chover muito!
A avó da Maria Francisca, chamou-as de imediato para dentro de casa, a fim de não se molharem e ficarem constipadas.
A menina Maria Francisca, não se lembrou da "boneca de papelão", pois como não estava habituada a ter uma boneca, esqueceu-se dela no quintal, à chuva.
Quando a chuva parou, a menina lembrou-se da sua boneca. Foi a correr para a ir buscar, e, eis que ao olhar para a boneca, depara com um monte de papelão uniforme, quase desfeito!
A menina corre para dentro de casa, lavada em lágrimas e a chamar pela avó, muito aflita, dizendo: - A minha boneca de papelão desfez-se..já não tenho mais boneca, outra vez!
Assim tinha acontecido ...a boneca de papelão desfizera-se, era apenas uma massa disforme empapada pela água da chuva.
Naquela noite, a menina chorou muito. Meteu a cabeça debaixo dos lençóis e mal pode dormir. Acabou por adormecer , e sonhou que tudo aquilo tinha sido um pesadelo , ou um sonho mau, e ao acordar foi à procura da boneca, e então encarou a dura realidade...a boneca já lá não estava!
A avó da menina, tentou consolá-la pela perca e disse-lhe: - " Quando a avó acabar de bordar estes bordados, e receber o dinheiro, juro que te vou comprar uma boneca, nem que seja muito pequenina."
E assim aconteceu.
Dali a uma semana, a avó Chica, foi receber o dinheiro pelo trabalho dos seus bordados , e foi logo directa à "Casa Chinesa", comprar uma bonequinha de celulóide, que nem um palmo tinha de altura, mas que mexia os olhinhos, para levar para a sua netinha.
Ao chegar a casa, a menina aguardava ansiosa, pela boneca prometida.
Quando a avó lhe deu a bonequinha de celulóide, achou-a tão linda, tão amorosa, com aqueles olhinhos azuis a fechar e a abrir. A alegria foi tanta, que imediatamente se esqueceu do desgosto passado na semana anterior, com a "boneca de papelão"!
Mais tarde, por volta dos sete anos, a menina Maria Francisca, recebeu de prenda do padrinho de casamento de seu pai, uma linda boneca de borracha, com um lindo vestido , cabelo louro, olhos azuis, e um biberão atado com uma borrachinha a uma das mãozinhas
A boneca tinha um furinho na boca, e outro no rabinho.
A menina começou a dar leitinho pelo biberão à nova e linda boneca, (comprada na Base Americana), pois gostava de a ver fazer chichi .
Uma certa noite, una ratazana, roeu a boca da boneca, porque cheirava a leite.
No outro dia, ao acordar, a menina foi buscar a sua linda boneca, quando viu a boca toda roída. Fartou-se de chorar...mas continuou a ter esta boneca como sendo a sua predilecta, até à sua adolescência .
Foi a boneca mais linda que teve a menina, Maria Francisca. A sua boneca especial
Este conto é verdadeiro . É o meu conto. ..Eu sou a menina desta história!