Diagnóstico da Depressão
Diagnóstico da Depressão chega a demorar cinco anos.
Desde o aparecimento dos primeiros sintomas até ao diagnóstico da depressão podem decorrer cinco anos. A conclusão é do 1.º Estudo Nacional Sobre Saúde Mental, segundo o qual em apenas 35% dos casos a confirmação do diagnóstico de depressão acontece no mesmo ano em que surgem os primeiros sinais.
O não reconhecimento dos sintomas é um dos factores chave na origem deste lapso de tempo. É o que acontece com a dor física persistente, que pode ser durante anos uma das poucas manifestações da depressão.
Os sintomas emocionais da doença são bem conhecidos: tristeza, pessimismo, falta de auto-estima, irritabilidade e desinteresse pelas actividades do dia-a-dia. No entanto, frequentemente a patologia manifesta-se por sintomas físicos e físicos dolorosos facilmente confundidos com outras doenças. Dores crónicas, musculares, abdominais e cefaleias, que não respondem ao tratamento convencional, podem esconder uma depressão. Enquanto o tratamento não for o mais adequado provocam um mal-estar generalizado e diminuem a qualidade de vida.
“Há factores importantes que levam ao diagnóstico tardio da depressão. O receio da estigmatização por parte dos doentes é um deles. Mas o facto mais alarmante é, por vezes, os doentes e mesmo alguns profissionais de saúde não associarem os sintomas físicos com a depressão. No entanto, estes são sinais de alerta importantes e devem ser tratados a par dos sintomas emocionais”, adianta o Dr. Luís Câmara Pestana, presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria Biológica.
O diagnóstico atempado da depressão é o primeiro passo para controlar a doença. Para tal, é fundamental tratar os sintomas de uma forma ampla, para que o doente recupere, de forma a retomar a sua funcionalidade e qualidade de vida.
Dor física
Quando a dor física é o único sinal de Depressão…
Dores crónicas, musculares ou abdominais, que não respondem ao tratamento podem ter uma explicação inesperada…. Ser sintoma de depressão.
De acordo com o 1.º Estudo Nacional Sobre Saúde Mental, 8% dos Portugueses sofre de depressão, sendo a grande maioria do sexo feminino. No entanto, muitos mais casos estarão por diagnosticar. Tudo porque as manifestações físicas ainda não são reconhecidas pelos doentes e mesmo por alguns profissionais de saúde como sintoma de depressão.
Os sinais emocionais da depressão são amplamente reconhecidos e face à tristeza, pessimismo, falta de auto-estima, irritabilidade e desinteresse pelas actividades do dia-a-dia, muitas pessoas recorrem ao médico. No entanto, frequentemente a única manifestação da depressão é a dor física, com sintomas facilmente confundidos com outras doenças.
“É alarmante pensar que estes doentes passam anos com uma depressão não diagnosticada, até ao dia em que são vítimas de uma crise profunda com graves consequências pessoais, familiares e profissionais. É fundamental ter em conta os sintomas físicos como sinais de alerta importantes que mascaram frequentemente os restantes sintomas depressivos. Estes estados devem ser tratados da mesma forma que são os típicos episódios de Depressão, considera o Dr. Luís Câmara Pestana, presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria Biológica.
O diagnóstico atempado da depressão é o primeiro passo para controlar a doença. Para tal, é fundamental tratar os sintomas de uma forma ampla, para que o doente recupere, de forma a retomar a sua funcionalidade e qualidade de vida.
Diagnóstico da Depressão
Diagnóstico da Depressão chega a demorar cinco anos.
Dor física
Quando a dor física é o único sinal de Depressão…
Li este artigo, pareceu-me interessante e achei que devia partilhar com mais pessoas.
CHICA