Juro por minha honra, que tudo o que vou descrever aconteceu, na minha presença, e destes dois olhos que a terra hão-de comer!
No passado dia 17 do corrente, fui às Urgências do Hospital de Angra, pois as dores no braço e pescoço, cada vez pioravam, após quase 1 Mês de tratamento com Brufem 600mg, Voltarem comprimidos 50 mg, e Gel-Voltaren.
Cheguei ao hospital pelas 16 horas. Dali a 20 minutos chamaram-me para a Triagem de Manchester.
Embora não concordo, popis um enfermeio pergunta onde dói, do que se queixa? À conta dessa triagem, há um mês morreu uma amiga minha com 43 anos, porque na triagem, disse ter uma dor de cabeça muito forte, puseram-lhe a pulseira sentaram-na num cadeirão, o marido ao lado, e de repente tombou e ficou. Tinha um ANEURISMA CEREBRAl, e se fosse antes desta triagem, quem sabe se tinha salvo??
Voltei para a sala de estar, e por voltas das 18 horas lá me chamaram à sala 2.
Fiquei de pé, encostada à ombreira da porta, pois o quarto não tem dimensões para ter duas cadeiras de rodas com doentes, uma doente a levar máscara de oxigénio. outra doente a levar soro, e mais o null de serviço (muito gozão) e duas auxiliares que vinham buscaras as colheitas de sangue e urina, num corrupio, a ver quem leva mais, pois sinceramente acho que uma só era o suficiente.
Antes ainda fui fazer chichi para analisarem, e fui fazer RX ao ombro, parte cervical. A auxiliar era tão carrancuda, que só me pôs a alça do soutien para baixo...é claro que o RX não ficou bem, Voltou a vir descer mais a alça, e eu aí pedi-lhe educadamente que ela me ajudasse a tirar o soutien. Ela respondeu que não era preciso..nova chapa para nada e voltamos à craga:alça mais para baixo!
Eu já não via a mulher à minha frente!
Quando chegou a minha vez, o enfermeiro perguntou-me: -Tem medo de agulhas? Ao que lhe respondi: -Se eu tivesse escudos ou agora euros já estava milionária.
Estranhei ele tirar-me o sangue da veia por cima da mão, mas depois percebi, quando a médica disse que eu tinha de ser medicada endovenosa.
Quando ele acabou de tirar o sangue, já me mandava embora para a sala de espera, ao que eu reapliquei Doutora não disse que eu tinha de ser medicada?
Respondeu ele: -Muito Bem!
Respondi eu: -A palavra só deve ser proferida quando faz sentido.
Ele voltou-se para mim e voltou a dizer:-MuitoBem dito!
Vim para a sala de espera das 19h ás 20 horas.
Enquanto esperava pus-me a meditar, e a reflectir em tudo o que vi!
Ora vejamos: a começar pela porta principal, e dirigindo-me ao registo de doentes, reparei que a porta grande para a entrada de macas (que venham na ambulância, entram pela mesma porta, o que se vê da sala de estar.
Recuei no tempo, e pensei, mas isto não faz sentido!
Andamos para trás?...
Quando fui chamada para a triagem de Manchester, percebi, que aqueles dois cubículos, dividas por um fole cinzento de borracha, estavam instalados, na antiga porta de emergências.
Havia privacidade para o doente, ou sinistrado, e nós utentes não temos que estar a sofrer e ainda ver os sofrimentos dos outros.
No exíguo quarto, onde fui tirar sangue, tinham lá cinco doentes (contando comigo) um enfermeiro e duas auxiliares.
Pergunto eu?
Onde está a privacidade do doente? O direito a ser tratado dignamente, pois nem eu nem as outras pessoas que também estamos em sofrimento, não podemos nem devemos (está na LEI) estar a ver os outros a gemerem, a sofrerem, e outras coisa, como o caso que já anteriormente postei, de uma idosa, que estava ali cheia de fome, e eles a gozarem com ela, perguntando qual o Menú?
A senhora se calhar (o mais certo) nem sabe o que significa, e lá trouxeram um iogurto que devorou, tal era a fome, pois essa coitadita nem acompanhte tinha, e digo mais, eu saí às 20 horas e a senhora ainda lá ficou!
De tarde a velhinha gemia e bradava a sua vida, e o petulante enfermeiro, ainda lhe disse: -Cale-se lá um bocadinho que já ninguém a pode ouvir...as mulheres são todas iguais.
Não pode ficar calada e apenas lhe disse: -Dessas mulheres devem fazer parte a sua mãe e futura esposa!
Esses DESUMANOS, não se lembram que que eles são humanos como nós...e, hoje teu amanhã deles!
Mais... uma drª de nome ISA, entrou com a sua paciente e disse: -Enfermeiro, esta menina não pode tirar sangue sentada, tem de ser num cadeirão, senão ela desmaia.
O enfermeiro respondeu:-A Doutora Isa manda!
A médica voltou atrás e mais disse, ela não fica aqui de pé vai-se sentar numa cadeira de rodas.
Enquanto que eu estva encostada à ombreira da portaà nem sei quanto tempo, para não cair!
Mais vi e degradante!
Uma senhora entrou de cadeira de rodas, e seu acompanhate, que conheço muito bem; era sobrinho da senhora muito velhinha.
Mas..como é possível pessoas com BENS e ESTATUTOS SOCIAIS, levarem uma tia, com um robe já muito velhinho (poído), todo sujo, todo pingado, uma camisa de noite de Nylon, toda esfiapanhada, e as pantufas confundiam-se com os chinelos, mais pareciam uns pés de uma múmia!
Eu estive bem perto dessa senhora, e o cheiro era nauseabundo.
Mais uma razão para que os utentes tenham privacida...não somos rebanho, somos seres HUMANOS!
Quando fui tirar a agulha da mão, ( sempre de pé) ele disse: -Desculpe de há pouco, e eu respondi: -voçê nem imagina o que este corpinho que está aqui à sua frente já sofreu, mas boca calda diz tudo, e as palavras só devem serem proferidas no momento certo e à pessoa que nos escuta!
Boa Noite! Passe Bem!
Escrevi este texto baseado na VERDADE , e achei pertinente divulgarm pois quem sabe todos juntos se tomássemos um posição, e não tivéssemos medos dos enfermeiros e dos senhores Doutores, talvez não aparecessem situação destas.
Mas o POVO tem medo dos Senhores Doutores, e até lhes tiram o chapéu...isso era antigamente. Os Doutores enfeiros e auxiliares trabalham porque existem DOENTES, nós é que pagamos os seus vencimentos!
Já pensarm bem a sério, no que acabei de escrever???
Estou consciente de que alguém desse meio (hospital) venha a ler, mas eu não me calo, e mesmo os médicos não levam a sua vante comigo, pois quando acho que tenho razão, respondo nem que seja ao REI!
E, A CLasse ELITISTA dos Senhores DRS. não gostam de doentes como eu..querem é o Zé Povinho (ignorante) mas um SER HUMANO igual aos outros, para fazerem deles Gato-Sapato!...
Gostria de ter comentários acerca destas pertinentes impressões, para receber o feedback, e assim poder avaliar quem leu, e o que comentou.
TENHAM UMA SANTA NOITE!