Segunda-feira, 21 de Junho de 2010

Sanjoaninas 2010...ANGRA JÓIA DO MUNDO!

Estão a decorrer as Sanjoaninas de 2010, tendo o seu início sido no passado sábado.

 

A cidade engalanada, a  eluminação, assim...assim..., já houve anos bem mais bonita!

 

Passadeira vermelha, novinha em folha...aguardava-se então o desfile de Filarmónicas, e de seguida o Cortejo dos Figurantes e Carros , albergando o Séquito Real.

 

No primeiro Carro - Os Portões embelezados, por pedras preciosas, oiro e Prata... para dar entrada às joias, ao ouro, ao imaginário... a terra, as cores da vida!

Neste vinham não um ( como o anunciado) mas dois chefes de protocolo ou seriam Pagens?!...

 

Uma ideia que podia ter sido bem mais elaborada!!! Por trás do Portão, não havia nada...apenas escadas, quando podia vir um lindo Baú antigo cheio de jóias, madreperla e pérolas!

 

 

 Segundo carro - O MUNDO...é verdade que o Português, foi aos quatro cantos do Mundo. Trouxe de Além Mar - Àfrica, Indía, Oriente e América, pedras preciosas, marfim, técnicas e saberes, inspiração, riqueza e oiros!

 

Mas que carro tão pobrezinho! A riqueza que lá vinha era o JOVEM BONITO DE SE VER!

 

Um Mundo meio tosco e um ramo de uma árvore seca, com uns passaritos e borboletas a enfeitar.

Parecia mais uma árvore de Natal!

 

Neste vinha mais um personagem masculino, desta feita devia ser o Chefe de Protocolo!

 

Outro carro que deixou muito a desejar, pois não me lembro há quantos anos, não via um desfile tão Pobre...mas, como estamos em ano de Crise, deve ter sido esta a causa?!...

 

Até o Mundo foi de tal maneira mal confeccionado, que estava todo torto!

Querem confirmar? Desloquem-se ao Adro da Sé, pois este está lá exposto (era de

o esconder)!

 

 

Terceiro Carro - DIAMANTE!

 

O diamante é a gema das gemas, conforme vem escrito nos papéis que distribuiram, para que as pessoas compreendessem o significado dos mesmos... 

 

Os diamantes são capazes de seduzir, como nenhuma pedra preciosa, mas este não me seduziu e penso que a maioria dos Terceirenses, não se deixou seduzir!!!

 

Mas este era um Diamante em BRUTO!

 

Quarto carro - CAIXA DE JÓIAS- a descrição do mesmo dizia que as Joías agradam aos olhos e aos sentimentos!

 

Não deve ser aquela Caixa de Jóias, pois esta era tão pobrezinha, que só tinha a armação da tampa! Não podiam ter feito uma tampa com espelho, e as jóias reflectidas no mesmo, dariam outro brilho, e a ilusão de óptica que as jóias eram em dobro!

 

Não me agradaram aos olhos nem aos meus sentimentos, e adoro caixas de música.

 

Nas Caixas de Música, quando se abrem, aparece uma bailarina vestida com roupa de Ballet, e não uma menina com vestido aos folhos!...

 

Por mais que me possam contradizer, foi a maneira como os meus olhos viram, e o meu coração sentiu, pois se há Terceirense que gosta das Festas Sanjoaninas, e que as aprecia até ao pormenor, sou eu, e, não é meu hábito minorizar, ou inferiorzar, se tal não o merece!

 

Quinto carro -BORBOLETA - No texto que descreviam o significado dos carros, dizia que as Borboletas são um exemplo de fragilidade e contingência da Vida!

 

Há quem refira a Borboleta como um símbolo da Alma...

 

Esta Borboleta era o símbolo da realeza- Borboleta Monarca - a mais famosa pela sua migração em grupo, que abarca o MUNDO!

 

As Borboletas que lá vinham, eram diferentes exemplares, conseguidos foram os seus trajes, pois não houve o rigor de escolher jovens mais ou menos da mesma estatura, e aqueles fatos que pareciam os do programa televisivo -Atirem a Parede - Podiam ter sido feitos com sedas e organdi, e as asas, embora bonitinhas, podiam ter tirado muito mais partido!

 

Não é preciso ser Estilistas, nem ter nehum Curso de Belas Artes, para fazerem, carros paupérrimos...cá na Ilha já há freguesias, que superam tanto nas Festas, como nos carros e nos adereços.

 

 

OS (as Presidentes de Festas Sanjoaninas que se acautelam, pois cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém!

 

A Camareira destacava-se das outras pelo seu Semblante, pela sua Estatura e pela cor viva do vestido que usava, ( parecia que era a Rainha).

 

As damas "borboletas" desabrochando, mas não distribuiram os pólens sugados das flores...borboletas tristes, onde nem os diamantes ou oiros as faziam bio-indicadoras da boa qualidade ambiental ( frase collhida do texto já citado)!

 

A BORBOLETA RAINHA, apagada pela figura da Camareira, lá vinha atrás, saudando o POVO, mas sem o DESTAQUE que lhe era atribuido, e porque o Vestido que trajava, não tinha nada de especial...nem de diferente das suas Damas!

 

Não se destacou das damas, pois a rainha vinha vestida de igual modelito, e ao mesmo nível de patamar.

 

Ora...as RAINHAS tem de vir em lugar de DESTAQUE!

 

 

Quanto aos figurantes, também vi uma grande disparidade entre eles!

 

Uns dançavam bem em coordenção com a música, outros apenas desfilavam e não trasmitiam alegria nem distribuiam sorrisos...mais uma vez deve ser da CRISE!

 

Salvou-se o grupo Africano, que estava bem ensaido pela Néné, mas exageraram pelo número, antes menos quantidade e melhor qualidade!

 Ao menos, estes transmitiram , emoção, calor e Vontade de Dançar!

 

Quanto às figurantes vestidas de "Borboletas", acho que quem as escolhe, deve ter mais cuidado com a seleção das miúdas, pois ali já se viram muitas graúdas e malfeitonas!

 

Todos tem direito a participar...mas, por favor tenham mais discernimento!

 

Esse Rigor é apanágio das Festas da Praia da Vitória!

 

Aguardemos para ver...

 

 

Fiquei triste... a minha alma está insatisfeita, não só pelo dia de abertura, como por outras coisas que sei, e acho que com a Prata da Casa, já se fizeram Cortejos e Festas Bem Melhores!

 

E esperava muito mais...pois tinha uma grande Fé, na presidente de Festas, o que não aconteceu!

 

Mais um ano...outros o antecederam e outros virão...mas a FESTA é de todos e não só de alguns, que pensam que são OS DONOS DAS FESTAS!!!

 

Cada Cabeça, Cada Sentença!

 

Não pensem pela minha...pensem com as suas, e tirem as conclusãoes devidas, que este ano vos sirva de lição, pois o POVO sabe VER, Apreciar e Comentar!

 

Há uns anos atrás, o Mote foi as FESTAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - Foram lindas, e únicas, pois ninguém antes se lembrou de usar o MOTE, que foi dos mais Originais!

 

E na época foi  Criticado!

 

Já não se lembram?

 

Venham cá a casa pois tenho fotos dos anos todos...não falo de cor!

 

CHICA

 

 

 

publicado por Chicailheu às 19:25

link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De maripossa a 24 de Junho de 2010 às 16:56
Amiga Chica. Espero que estejas bem é meu desejo. Gostei do post onde fala das Sanjoaninas pela tua terra. O meu S. João foi em casa, foram os anos do João, sabes como tenho três em casa o devemos festejar, mas o espírito desta festa já não é como era, tudo muda muitas vezes para pior. Amanhã vou até Lisboa e venho na próxima semana.
Beijinho de amizade Lisa
De Chicailheu a 26 de Junho de 2010 às 15:59
Olá Lisa!

Os meus comentários às Festas Sanjoaninas, foram escritos na base do que vi e senti...a VERDADE acima de tudo,custe a quem custar!

Quanto à minha saúde vai de mal a pior...cada vez tenho mais crises seguidas, ainda à tarde foi de rilhar os dentes, tantas eram as dores.

Dia 20 de Julho vou fazer outro exame, desta vez: Rectoscopia- não sei para quê, pois no relatório que trouxe do porto, está lá tudo!
Acabei de te enviar umas fotos, para veres o ambiente cá em casa no dia da Espera de gado, e das minhas netas e neto.

Beijinhos para ti e para o João e os PARABÉNS atrasados.

Um abraço com amizade
Chicailheu
De Ana Rosa a 28 de Junho de 2010 às 17:26
Pois é Chica, tens toda a razão nos comentários feitos ao desfile... triste, pobre e com falta não tanto de dinheiro mas de imaginação e pormenor. Viste as miúdas que vinham de "ouro" vestidas? Lindíssimas até ao tornozelo... depois eram sapatilhas pretas e os poucos sapatos de salto eram todosdiferentes... muito feio. Pode-se não ter dinheiro mas ter bom gosto, não foi de todo o caso.
De Chicailheu a 28 de Junho de 2010 às 19:48
Olá Ana Rosa

Eu não costumo fazer comentários, pois sei que não é fácil todos os anos escolherem um novo tema, mas este ano, foi por demais.

E gastaram um milhão de EUROS!!!

EM quê???

Não tinham dinheiro para vir A MARIZA e o RUI VELOSO ( de que até gosto de ouvir), não vinham...há mais gentes no nosso Páis, que levam cachés bem mais baratos, e ainda por cima o dinheiro que gastaram com todas aquelas placas para cercarem o Serrado do Bailão. Para depois fazerem com elas o quÊ?

A verdade tem de ser dita, dóia a quem doer!

Beijinhos
Chicailheu
De Ana Rosa a 30 de Junho de 2010 às 12:39
Pois é Chica! Nunca vi tristeza igual. Este ano nem cherou a Sanjoaninas.
Mais!... é muita marcha pra uma só noite... tanto trabalho e dinheiro gastos pra virem no fim com quase ninguém pra os ver passar. Achava muito bem que fizessem em duas noites, sendo que as que desfilhassem no 2º dia, no ano seguinte desfilariam no 1º. Enchiam as ruas de cor e gente por mais um dia a custo zero... Enfim! As mentes pensantes é que sabem... SERÁ?!?!?...

Comentar post

mais sobre mim

Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

::HORAS CERTAS::

::MÚSICA DO BLOGUE::

:: LINK-ME ::

:: CONTADOR ::

contador de acesso grátis

Índice

adágios

adivinhas

agradecimentos

amizade

amor

anedotas

aniversários

apontamentos

artes decorativas

as minhas músicas

até amanhã

bancos de jardim

boa noite

boa semana

boa tarde

boas recordações

bom dia

bom domingo

bom fim de semana

carnaval

coisas de que gosto

comentários

comentários ano novo

comentários da chica

comentários de natal

comentários de sábado

comentários noturnos

comentários tristes

conselhos úteis

culinária

curiosidades

datas comemorativas

desafios

destaques

dias da semana

dicas

domingo

drinks

efemérides

favoritos

feliz ano novo

feliz natal

fim de semana

fofuras

foto do dia

fotos

fotos interessantes

fotos lindas

frase de domingo

frase de hoje

frase do dia

frases

frases de natal

frases do dia

frases lindas

frases luminosas

frases noturnas

humorismo

ilha terceira

ilhas dos açores

imagem de hoje

imagem do dia

imagens lindas

janelas

janelas de natal

livros

meus textos

miminhos

miminhos de amizade

minhas músicas

minhas telas

músicas favoritas

músicas preferidas

músicas românticas

os meus poemas

outros poemas

parabéns

páscoa

pela madrugada

pela noite dentro

pensamentos

poemas

poemas de natal

preces e orações

prosas

provérbios

quadras populares

recados de natal

recordações

reflexões

retratos dos açores

sabia que

saúde

segredos de culinária

selos

texto lindo

textos

textos da chica

textos lindos

youtubes

todas as tags

Recordações

Janeiro 2017

Agosto 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

favorito

LINDAS FRASES!

LINDAS FRASES!

NELSON NED -RECADO AOS NA...

Gente e Toiros em vídeo

PENSAMENTOS

Dia Feliz!

Comentário...

"Terceirense", ferrenha!

Novidades

CRÓNICA DO DIA!

FELICIDADE1

MAIS UM FINAL DE U DIA -...

FRASE DO DIA!

OLÁ PESSOAS LINDAS.

FRASE DO DIA!

IMAGEM DO DIA!

BOM DIA!

COMEMOREI 45 ANOS DE CASA...

EU, A AUTOGRAFAR OS MEUS ...

:: BLOGS ::

- Maripossa Azoriana Blog
Azoriana Blog
O Blog da Joanina
O Blog da Joanina
Photobucket

"MEU POEMA"

Toda a vez que eu choro Há um sol que ignoro Um mundo lá fora Que não se compadece É tempo perdido E este meu ar sofrido Está de mim cansado Sempre que eu me escondo É por cobardia É esta mania de me anular O que eu tenho mesmo No fundo, no fundo… É medo de amar! CHICA
blogs SAPO

subscrever feeds